«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



terça-feira, 14 de outubro de 2014

Queremos ser os Herois da Fruta

Queremos ser os Herois da Fruta
 
APRESENTAÇÃO DO PROJETO


«A Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI) é a promotora do projeto, que tem como objetivos sensibilizar as crianças entre os 3 e os 10 anos a ingerir fruta no lanche escolar. Porquê a fruta no lanche escolar?

Sabe-se que na faixa etária até aos 10 anos, a fruta é habitualmente ingerida como uma opção de sobremesa, a seguir ao almoço ou ao jantar, mas geralmente não é a primeira escolha das crianças. Por outro lado, ao lanche as crianças têm uma maior influência na escolha dos alimentos que o compõem, tal como acontece no pequeno-almoço. Por isso, é menos comum a ingestão de fruta nestas refeições.

Assim, a APCOI desenvolveu um programa motivacional com o objetivo de incentivar a ingestão de fruta ao lanche que é em regra preparado em casa e levado para ser tomado na escola. Desta forma, a sensibilização chega também aos encarregados de educação e o consumo de fruta poderá estender-se facilmente a mais refeições.

Como funciona o projeto:
o programa desenvolve-se em 3 etapas:

1ª Etapa: Motivar as crianças
Durante 12 (doze) semanas escolares as crianças são convidadas a pintar uma nova "Estrela" no "Quadro de Mérito - Hoje Comi Fruta", quando ingerem uma porção de fruta no seu lanche escolar. Este material é disponibilizado no Guia de atividades obrigatórias e basta fotocopiar e semanalmente afixar o quadro na sala explicando às crianças como funciona.
Também é facultado gratuitamente às escolas um guia de atividades facultativas com fichas e propostas para o desenvolvimento de atividades complementares.

2ª Etapa: Mobilizar os adultos
Nas semanas seguintes, de 10 de fevereiro de 2015 a 10 de março de 2015, a motivação é reforçada com uma competição nacional. Desta forma, as crianças partilham o que aprenderam com as suas famílias e comunidades locais, convidando os adultos para ver, ouvir e votar no "Hino da Fruta", criado pela turma ou escola com o objetivo de difundir a mensagem sobre a importância de comer fruta todos os dias.
A votação processa-se através de televoto.
Para a criação do seu Hino da Fruta, a APCOI disponibiliza um conjunto de bases musicais a partir das quais as escolas/turmas compõem a sua canção ou Hino da Fruta.

3ª Etapa: Realização de cerimónias/atribuição de Prémios
No final do programa, todos os alunos tornam-se oficialmente “Heróis da Fruta” e assumem um compromisso adicional: continuar a comer fruta todos os dias, não apenas na escola, mas também em casa. Em todas as escolas/turmas aderentes é desenvolvida uma cerimónia promovida pelo Departamento Municipal de Educação, em que é entregue um diploma a todos os “Heróis da Fruta”.
Além disso, as escolas vencedoras do desafio “Hino da Fruta” recebem a visita da APCOI com a “Super Festa dos Heróis da Fruta” que inclui uma peça de teatro interativa para comemorar a importância que estes alimentos têm para a saúde das crianças, entre outras surpresas!»
 
 

 VAMOS A ISTO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário