«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



domingo, 12 de outubro de 2014

Porque realizamos algumas das atividades/rotinas...

Começamos o dia sempre da mesma maneira...As rotinas dão segurança às crianças que antecipadamente sabem o que vão fazer:
Marcamos a presença no Quadro das Presenças, atualizamos o Quadro do Tempo.
Depois cantamos os bons dias, escolhemos um a um (sim, temos que esperar pela chegada da nossa vez) o que queremos fazer e onde queremos brincar.
Por volta das 10h15 temos que arrumar a sala pois chega a hora de beber o leitinho que tão bem faz.

Porque fazemos isto.
  • O preenchimento diário do Quadro das Presenças ajuda-nos na tomada de consciência de nós próprios e do outro, assim como nos  proporciona oportunidade para o treino de contagens - contar os meninos que estão presentes e os que faltam.
  • O Quadro do Tempo ajuda-nos a olhar para o mundo que nos rodeia despertando a curiosidade e desenvolvendo a capacidade de atenção e de observação - olhar pela janela, observar o céu, confirmar a temperatura...

  • A escolha da tarefa que queremos fazer, promove a  capacidade de iniciativa e de decisão, a autonomia assim como ajuda a desenvolver o sentido de responsabilidade. A introdução do uso de etiquetas  com a simbologia de cada área ajuda a controlar o número de crianças por área, evitando engarrafamentos e ajuda a responsabilizar cada um pelo cumprimento, até ao fim, da tarefa escolhida.


  • O Jogo da Vela, que realizamos depois do almoço, ao regressarmos do recreio, ajuda-nos a relaxar: uma vela acesa vai passando de mão em mão com o objetivo de ajudar  a relaxar quem a tem. Ao mesmo tempo, uma musica tranquila reforça a concentração e facilita este relaxamento.



  • Porque  a autoavaliação é também um processo promotor de desenvolvimento é importante que cada um reflita, desde muito cedo, sobre os seus aspetos positivos e menos positivos. Só depois de termos consciência dos nossos pontos menos fortes poderemos melhorar, crescer, desenvolver. Assim, no final de cada dia, antes da hora de lanchar, temos o  Momento de avaliação do dia: Avaliamos o que fizemos durante o dia (gostaram do dia? das propostas de trabalho?), avaliamos como nos comportamos (respeitamos as regras da sala? respeitamos os outros? fomos amigos?)
Para nos ajudar preenchemos este Quadro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário