«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Expressão motora

As atividades de psicomotricidade, que realizamos semanlmente ás 4ªs feiras, começam sempre da mesma maneira, com um jogo: correr ao som da musica, parar quando ela para, ficar na posição indicada no cartão que a professora mostra, voltar a correr... As crianças já conhecem as regras do jogo e portanto conseguem cada vez mais executar o exercicio com maior perfeição.

 O que pretendemos:
  • desenvolver o controlo dos movimentos do seu corpo (iniciar o movimento - parar - continuar)
  • fomentar a concentração e atenção
  • aquecer e preparar o corpo para outros exercicios.
Seguidamente há sempre propostas diversificadas de atividades. Hoje a estivemos a manusear uma bola:
  •  lançar a bola ao ar e apanha-la com as duas mãos, chuta-la com os pés dominando-a, lançando-a para dentro de um sesto.
 
Porque....
«O dominio das diferentes formas de expressão implica diversificar as situações e experiências de aprendizagem, de modo a que a criança vá dominando e utilizando o seu corpo e contactando com os diferentes materiais que poderá explorar, manipular e transformar de forma a tomar consciencia de si próprio na relação com os objetos»

(In Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar)

No final, há sempre um momento de relaxamento, ajudado pela musica tranquila e pelos sacos de arroz que colocamos em cima dos olhinhos.
Aprender a relaxar é dificil mas fundamental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário