«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Matemática no Jardim de infancia - Contagens

«As crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia-a-dia. (...) Cabe ao educador partir das situções do quotidiano para apoiar o desenvolvimento do pensamento logico-matemático, intencionalizando momentos de consolidação e sistematização de noções matemáticas».

In Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar.


A construção do conceito de número é um processo longo e que se inicia cedo. 

 João Sampaio Maia, no seu livro «Aprender...matemática do jardim de infancia à escola» afirma «É a partir das experiências precoces das crianças com contagens que se dá a evolução de uma compreensão fundamental da adição e da subtração. (...) Os educadores devem criar situações e dar oportunidades ás crianças para poderem experimentar e compreender estas ideias de uma maneira informal já que «o sentido de número não é uma  coisa que possamos impor directamente a uma criança»
 
 Por isso as atividades de contagem aparecem diariamente, em diversas situações informais e em situações criadas pelo educador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário