«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



sexta-feira, 15 de março de 2013

Nesta semana da Leitura V

 
SUGESTÕES DE LEITURAS CONSOANTE A IDADE


Texto retirado daqui 

Entre os 6 e os 12 meses a criança:
Observa os livros. Tem interesse por imagens e caras de pessoas. Estica-se para apanhar coisas. Leva os livros à boca.Os livros mais adequados são: Coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas. Resistentes e laváveis. De cartão grosso, de pano ou plastificados, com páginas fáceis de virar.
Entre os 12 e os 24 meses a criança:
Senta-se sozinha. Consegue agarrar e transportar o livro. Segura-o na posição correcta, virado para cima. Transporta o livro pela casa. Entrega o livro ao adulto para que lhe leia.
Os livros mais adequados são: Coloridos, com imagens ou fotografias que incluam outras crianças, brinquedos e objectos em situações familiares nítidas, como por exemplo dormir, comer ou brincar. Com poucas palavras em cada página.

Entre os 2 e os 3 anos a criança:
Aprende a segurar o livro bem e a virar as páginas. Procura para a frente e para trás num livro as ilustrações que já conhece e de que mais gosta. Relaciona o texto com a imagem, diz frases completas de cor.
Por vezes consegue dizer histórias completas.
Os livros mais adequados são: Coloridos, com páginas de cartão — mas também com páginas de papel. Livros sobre crianças e famílias e sobre muitos temas: fazer amigos; alimentos; animais; camiões, carros, comboios, barcos, etc. Livros com palavras associadas a imagens. 
Entre os 3 e os 5 anos a criança:
Segura um livro correctamente. Volta as páginas, uma de cada vez. Ouve histórias mais compridas. Pode voltar a contar uma história conhecida. Distingue histórias contadas de histórias lidas. Começa a conhecer as letras do alfabeto.
Pode começar a saber ler palavras e expressões e a escrever o nome.

Os livros mais adequados são: Livros de histórias. Livros sobre crianças que são como elas e que vivem como eles, mas também sobre diferentes lugares e diferentes formas de vida. Livros com textos simples que possam memorizar. Livros que ensinam a contar, ensinam o alfabeto e ensinam palavras e frases.


A partir dos 6 anos a criança:

Está desejosa de conseguir ler sozinha, mas continua a adorar ouvir os adultos lerem alto. Procura os livros preferidos e lê livros novos. Gosta de descobrir nos livros as letras, sílabas ou palavras que já reconhece.
Vai conseguindo ler frases e ao sentir os seus próprios progressos sente-se vitoriosa.


Os livros mais adequados são: Livros com imagens coloridas, com pouco texto para ler sozinha e treinar ou com texto mais longo para ouvir ler e para descobrir sílabas, palavras e frases; histórias familiares; contos tradicionais; histórias de animais; informações sobre vários temas histórias alusivas à época do ano, Natal, estações do ano, ir para a escola, tempo de férias, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário