«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quarta-feira, 13 de março de 2013

Nesta semana da Leitura III

Conselhos às famílias

Texto retirado daqui

 1. Inclua os livros no dia-a-dia das crianças
À noite quando as crianças já estão na cama, leia-lhes antes de adormecerem. Os livros acalmam e dão serenidade. O momento do banho também pode incluir livros de plástico ou de borracha.

2. Faça da leitura uma actividade divertida
Tenha sempre uma estante baixa com livros, uma caixa, ou um cesto na zona dos brinquedos. Deixe a criança escolher o livro que quer ler consigo. Pode propor outros livros, mas não force. É importante que leia ou oiça ler com prazer.

3. Guarde alguns minutos por dia para ler com as crianças
Reserve sempre alguns minutos do dia para ler, observar e conversar sobre os livros que a criança aprecia. As crianças pequenas não aguentam muito tempo e não se deve forçar. À medida que vão crescendo passam a gostar de ver livros e ouvir ler histórias durante mais tempo.

4. Vá com as crianças à Biblioteca Pública
As bibliotecas públicas são muito acolhedoras e estão cheias de livros para todas as idades. Experimente ir com os seus filhos. O atendimento é muito agradável e o empréstimo é gratuito. Requisite livros para ler em casa com os seus filhos.

5. Ofereça livros às crianças
Ofereça livros aos seus filhos. Habitue as crianças a escolherem um livro para dar aos amigos como presente. Visite livrarias, supermercados e feiras do livro e deixe as crianças mexerem nos livros expostos para escolherem os que mais lhes agradam. Não imponha o seu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário