«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



terça-feira, 12 de março de 2013

Nesta semana da Leitura II

CONTA-ME UMA HISTÓRIA!


«O desenvolvimento de competências de literacia aparece associado a um desenvolvimento precoce das mesmas, levando a que o papel da casa e do jardim-de-infância seja preponderante nesse processo.
(…)
A introdução precoce dos livros e a participação das crianças em interacção com os pais, relacionadas com a literacia, são factores importantes na aprendizagem da leitura e da escrita.»


O livro assume cada vez mais, uma grande importância como veículo de cultura, na medida em que proporciona aos leitores uma viagem pelo mundo da fantasia, da magia, do desconhecido, do real…Através dos livros as crianças sonham, fascinam-se, seduzem-se não só pelas ilustrações e pelos textos, como pelas mensagens, pelos conteúdos que os livros nos proporcionam.
Os livros podem servir de aperitivo para o desejo de saber mais, vontade e curiosidade de compreender o mundo, janelas da imaginação e dos afectos que ficam para sempre guardados na memória afectiva das crianças.
Ler para os filhos (e com os filhos), proporciona momentos de aproximação e de afectos. Não é preciso muito tempo diário, basta que no pouco tempo em que estamos com os nossos filhos lhes dediquemos um tempo de qualidade.
A hora do conto, (que pode ser antes da hora de dormir), pode constituir esse momento magico entre pais e filhos.

Algumas dicas para a leitura em família

- Procure estar confortável, num local sossegado, longe das conversas e da televisão.
- Sente-se junto do seu filho, para que a criança possa observar as ilustrações e as palavras à medida que vai lendo.
- Deixe a criança escolher o livro.
- Vá apontando o que está a ler para que a criança se aperceba do movimento da leitura.
- Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e fazendo pausas, incentive-a a ler palavras ou frases que já conheça, durante a leitura, converse sobre o que leu e explique alguma palavra ou situação que ela não perceba; pergunte o que vai acontecer a seguir.
- Se o livro for grande, leia-o em episódios.
- Quando terminar a leitura, converse sobre a história, sobre as personagens, sobre o que mais gostou, sobre o que achou interessante.
- Se a criança pedir, pode ler e reler diversas vezes a mesma história...

Lembre-se…

“Aquilo que o coração ama jamais será esquecido”

Nenhum comentário:

Postar um comentário