«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quinta-feira, 14 de março de 2013

Nesta semana da Leitura IV


 CONSELHOS AOS PAIS

COMO LER COM AS CRIANÇAS PEQUENAS

Texto retirado daqui

1. Mostre a capa, mostre os livros e fale sobre as ilustrações.

2. Deixe a criança virar a página, se ela quiser.

3.
Leia as frases e mostre-as com o dedo.


4.
Torne a história viva, faça uma voz diferente para cada personagem e use mímica para contar a história.


5.
Quando a criança começa a saber ler deixe-a ler palavras e frases. Leia a par.


6.
Faça perguntas e converse sobre a história, sobre as informações e sobre as imagens.


7.
Verifique se a criança está a compreender bem.


8.
Deixe a criança comentar o livro, contar a história ou partes da história.


9.
Se a criança não mostrar interesse não insista. Leia outra história ou leia noutra altura.


10.
Se a criança pedir, volte a ler a mesma história uma ou várias vezes.
É frequente as crianças quererem ouvir muitas vezes uma história que lhes agrada. 


É importante que as crianças contactem com livros adequados em todas as idades. Se o contacto for diário os progressos tornam-se evidentes, para grande alegria de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário