«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

E tudo por causa deste caracol

Continuamos muito interessados em aprender muitas coisa, sobre tudo, mas especialmente sobre os Caracois. 
Este nosso amigo desde que foi para a sua nova casinha tem-se mantido muito escondido e dorminhoco, e nem quando posto ao sol se digna aparecer! 
 Então hoje pregamos-lhe uma partidinha: fomos busca-lo
Andou de mão em mão

E assim pudemos confirmar ao vivo, muitas das aprendizagens que já tinhamos feito através dos livros.

Os caracois: 
  • Tem 4 pauzinhos: 2 com olhinhos para ver e outros 2 para sentir;
  • Não tem ouvidos;
  • Comem folhas das couves, alface, cenoura, maçã, ...
  • Andam sempre com a sua casinha ás costas;
  • Nascem de ovos;
  • Tem um corpo mole;
  • Gostam de andar de noite, pela fresquinha, especialmente quando chove;
  •  Rastejam e deixam um rasto molhado de muco;

Querem ver? Estão aqui todas registadas
Foi assim...
Primeiro pintamos o fundo. Experimentamos uma nova tecnica.
 Usamos aquele plastico cheio de bolinhas de ar para acomodar encomendas...


Pesquisamos em Enciclopédias...


E finalmente, a professora foi escrevendo todas as ideias que já temos sobre a vida dos caracois. 

Os meninos mais crescidos (e que se mostraram interessados) preencheram um registo enquanto os mais pequenos modelavam caracois em plasticina.



 E ainda ouvimos ler esta história
 «A nuvem e o caracol» de Antonio Torrado


E assim se passou (a correr) mais um dia de muito trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário