«Assim, a avaliação tem como finalidade:
- Contribuir para a adequação das práticas, tendo por base uma
recolha sistemática de informação que permita ao educador regular a actividade
educativa, tomar decisões, planear a acção;
- Reflectir sobre os efeitos da acção educativa, a partir da
observação de cada criança e do grupo de modo a estabelecer a progressão das
aprendizagens;
- Recolher dados para monitorizar a eficácia das medidas educativas
definidas no Programa Educativo Individual (PEI)I;
- Promover e acompanhar processos de aprendizagem, tendo em
conta a realidade do grupo e de cada criança, favorecendo o desenvolvimento das
suas competências e desempenhos, de modo a contribuir para o desenvolvimento de
todas e da cada uma;
- Envolver a criança num processo de análise e de construção
conjunta, que lhe permita, enquanto protagonista da sua aprendizagem, tomar
consciência dos progressos e das dificuldades que vai tendo e como as vai
ultrapassando;
- Conhecer a criança e o seu contexto, numa perspectiva
holística, o que implica desenvolver processos de reflexão, partilha de
informação e aferição entre os vários intervenientes – pais, equipa e outros
profissionais – tendo em vista a adequação do processo educativo.
Também o ambiente educativo se constitui como factor
essencial do processo de avaliação. A organização do ambiente educativo,
traduzido em contextos de aprendizagem, e a intencionalidade pedagógica,
reflectida nas situações e oportunidades educativas proporcionadas às crianças,
bem como as características do seu ambiente familiar e sociocultural são
elementos essenciais, a considerar no processo avaliativo.»
Retirado
do Site da DGE
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