As diferentes oportunidades de tentativas de escrita surgidas no dia-a-dia do JI são precursoras da iniciação à escrita formalmente assumida com a entrada da criança no 1ºCEB.
São um meio de a criança, de uma forma informal e ludica, ir dominando as regras de correspondencia fonema- grafema que permitem chegar de um modo rapido e facil ao reconhecimento das palavras escritas.
« Para que o educador possa ativar as potencialidades de cada criança, é necessário antes de mais, criar um ambiente educativo estimulante e agradavel que possa favorecer a apropriação da linguagem escrita por parte das crianças, duma forma informal, agradavel e ludica, pois sabe-se que o espaço físico e os materiais proporcionados ás crianças influenciam os seus comportamentos ludicos e pedagógicos.» pag. 90
«Está cientificamente comprovado que a criança desenvolve mais facilmente competencias de literacia se as situações de aprendizagem tiverem sentido e uma finalidade que lhes digam diretamente respeito» pag. 92
in, «A abordagem à escrita na educação Pré-escolar, que realidade?», Maria Helena Horta
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