«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Jogando com a matemática

Quando esta semana chegamos à sala encontramos todos os animais misturados... animais marinhos, animais selvagens, animais da quinta...todos dentro de uma bacia. 
Um verdadeiro misterio!!
Tinhamos  que realizar esta tarefa - separa-los.
Mas como fazer? 
Com que criterio?
 O Nuno logo sugeriu  que pusessemos os animais GRANDES de um lado e os PEQUENOS do outro. Facil, disseram...

 Então, numa folha branca desenhamos um simbolo (com que as crianças já estavam familiarizadas, usados nos blocos logicos) que identificava o conjunto dos animais pequenos e numa outra folha, os grandes. 
Nada mais facil ...
 Mas a dificuldade surgiu quando não havia consenso em relação ao mesmo animal...
Uns diziam que era grande, outros pequeno. 
E agora?
 Fomos pondo-os de parte ate que algumas crianças disseram que esses eram médios. 
Todos concordaram e assim fizemos numa outra folha, o conjunto dos animais que não eram grandes, nem pequenos mas sim medios. 
Estava o problema resolvido.
 Entretanto, porque gosto muito de os desafiar, questionei as crianças sobre uma outra forma de organizar os animais, ou seja segundo um outro criterio.
Sugeriram que agrupassemos, de um lado, os animais que vivem em TERRA e de outro, os animais que vivem na ÁGUA.
Ainda mais facil, disseram...
A dificuldade voltou a surgir quando as crianças se depararm com os pinguins....e com as focas...e com as tartarugas! Todos eles que vivem simultaneamente na terra e na água
 E a solução encontrada na outra situação foi de novo sugerida:
Formou-se um outro conjunto, que cabiam simultaneamente nos outros dois e onde se colocaram os animais que tanto vivem na terra como na água.
Boa, meninos.  Muito bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário