«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Para a visita de amanhã

Já é amanhã a nossa visita de estudo à Praia da Aguda e à Estação Litoral da Aguda.

A nossa mala mágica é mesmo mágica e surpreendente. Na hora certa, traz-nos sempre aquilo de que mais precisamos.
Desta vez, quando chegamos à sala depois da hora do almoço, encontramos dentro da mala, dois livros muito importantes para a visita de estudo que vamos fazer amanhã.
São eles:
  • «Descobrir a Praia»
  • «Descobrir as poças de maré»

Num deles aprendemos que devemos levar: baldes, pás, lupas, caixinhas e sacos pequenos para recolher materiais, maquina fotografica, etc etc etc e como o tempo não está muito certo, também um anorak com carapuço e (quem as tiver) galochas!

Estamos todos muito entusiasmados e motivados para observar, escutar, sentir, recolher e pesquisar
Vai ser desta que a nossa sala se vai transformar num verdadeiro laboratório de cientistas!
Para já, curiosidade e  vontade de saber não faltam...

Porque...
«Investir na curiosidade e desejo de aprender é investir na preservação ou fortalecimento do ímpeto exploratório, e garante a disposição para aprender ao longo da vida. Uma atitude exploratória caracterizada por curiosidade e abertura ao mundo circundante, disponibiliza a pessoa para formas mais intensas de concentração e implicação. O desafio da educação não é apenas o de manter viva esta fonte de motivação intrínseca, mas o de fazer com que se expanda a todos os domínios.»

(Gabriela Portugal, in "Avaliação em Educação Pre-escolar, Sistema de Acompanhamento das Crianças" -  2010, pag 38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário