«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

As nossas rotinas

Começamos o dia sempre da mesma maneira...
Marcamos a presença no Quadro das Presenças, atulizamos o Quadro do tempo e mudamos  a data.
Depois cantamos os bons dias, escolhemos um a um (sim, temos que esperar pela chegada da nossa vez) o que queremos fazer e onde queremos brincar.
Por volta das 10h15 chega a hora de beber o leitinho que tão bem faz.

Nessa altura  fazemos a contagem dos meninos que estão, verificamos quem falta e contamos o numero de leites bebidos . 
Registamos tudo num quadro construído para esse efeito. Assim....



Estas rotinas para alem da segurança pois as crianças sabem antecipadamente o que vão fazer, promovem a construção da noção de tempo e ajudam na consolidação da contagens.
Por outro lado favorecem a construção do conceito de numero, a sua relação com a quantidade e a representação grafica dessa mesma quantidade.
Hoje estavam 16 meninos e beberam-se 9 leites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário