ONTEM...
Na Biblioteca, não houve a habitual hora do conto mas sim uma consulta livre de livros.
Á hora do almoço a Ilda, com recurso a fantoches, contou a história do «Rato da cidade e o Rato do Campo».
Construímos o Mapa da história.
HOJE...
Tínhamos combinado instituir uma nova Rotina semanal, à terça feira.
Realizar atividades culinárias!
É que por estes lados escasseiam as tintas e o papel de pintura, atividade que todos adoram. Necessitamos de ter uma verba extra para poder adquirir o que precisamos!
E como a realização do Leite Creme ( lembram-se?) teve bastante sucesso, decidimos matamos dois coelhos de uma cajadada só e fazer bolos para vender.
Do pensamento à ação foi um instantinho.
Ontem planeamos tudo e hoje fizemos um Bolo de Chocolate.
Tal como tinha ficado combinado (ninguém se esqueceu) apareceram ovos...farinha....açucar....manteiga!
batedeira, balança, taças, forma, colher de pau...
Ovos, foram 5...+ 2...+ 1.
Quantos?
Fez-se a conta...
Ora 5+2 dá 7, + 1 dá 8!
São 8 prof!
Mas só precisamos de 5. Quantos sobram?
Ora se de 8 tirarmos 5 ficam.....3!
Juntamos as 5 gemas com 200 gr de açúcar que pesamos na balança.
Batemos todos, muito!
Entretanto, as claras foram batidas (com a batedeira) até ficarem em nuvem.
Juntou-se a manteiga, levemente amolecida (200gr), a farinha (250gr) com 1 colher de chá de fermento e no final as claras.
A massa do bolo estava pronta, faltava só um ingrediente especial...o Chocolate.
Juntou-se o chocolate, a olho... e bateu-se muito bem.
Ficou assim....
Depois foi só coze-lo no forno que a sala da Unidade nos emprestou.
e já está!
Os vendedores à espera do 1º cliente!
Como não podíamos provar o bolo, com o restantes ingredientes, fizemos um bolinho de maçã que todos provaram!
Assim ninguém ficou triste.
A receita do bolo, vista por alguns
O que pretendemos com estas atividades?
«Promover experiências de aprendizagem onde as crianças encontrem explicações corretas para fenómenos que observam aumentando-lhes a compreensão do real.
(...)
Ao propor atividades divertidas e educativas que estimulam a criatividade e o pensamento da criança, que ajudam a desenvolver a curiosidade acerca do mundo que a rodeia, aumentando a sua confiança na capacidade de investigar, a criança habitua-se a refletir e a tomar decisões perante situações novas»
In «A ciência na educação pré-escolar»
Maria Lúcia Santos, Maria Filomena Gaspar, Sofia Saraiva Santos
Que aprendizagens surgem da realização destas atividades?
As crianças aprendem a esperar pela sua vez
Desenvolvem sentido de partilha e colaboração, ajudando -se
Assumem compromissos
Desenvolvem o raciocínio lógico
Resolvem problemas
Fazem contagens
Fazem pesagens
Explicam, verbalizam, descrevem o que vai sendo feito,
Comunicam ideias e sugestões
Aprendem que a escrita serve para comunicar ideias
Apropriam-se do código escrito
Reconhecem diversas formas de escrita,
Identificam o som das letras com as letra
E muitas outras....
Nenhum comentário:
Postar um comentário