«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quarta-feira, 6 de abril de 2016

«O Mundo das Pequenas Coisas», 8ª sessão, em Serralves!


A Aventura da água, em Serralves- 8ª sessão 

Depois na escola pudemos realizar uma experiência  que nos ajudou a perceber o que aconteceu., em Serralves.
   Trata-se apenas de uma questão de dissolução / não dissolução de substancias na água.

   Descrição da experiência
1- Um frasco com azeite, um outro com água. 
Misturamos, agitamos e ...... 
Antes de observar para concluir paramos para pensar. Levantamos hipóteses e registamo-las.
 Será que a água e o azeite se misturam?

2- Depois pegamos em café em pó e juntamos num outro frasco a um pouco de água. 
Agitamos e observamos.


E concluímos...
 O azeite não se dissolve na água! 
Mesmo que inicialmente pareça, verificamos que depois de alguns minutos o azeite se separa da água, ficando a boiar  na parte superior do frasco!
 Quanto ao café, esse mistura-se ou seja dissolve-se totalmente na água! A água ficou castanha!
 Foi mesmo divertido!
Percebemos então o que aconteceu em Serralves, quando metemos na água corada de azul e nem todo o papel ficou tingido. É que nos locais onde o óleo tinha passado, a tinta não  pegou.

 No final, o Rodrigo F. colocou uma questão:
O que será que acontece se misturarmos água, café e azeite?
 Tal como prevíamos, o café misturou-se com a água mas o azeite não.!
Com esta experiência de aprendizagem  pretendemos:

 Levar as crianças  a levantar hipóteses, a ter ideias sobre o funcionamento do mundo.
Promover a capacidade de argumentar e defender os seus pontos de vista.
Promover a curiosidade e a vontade de saber mais
 Fomentar o trabalho colaborativo
 Estimular o entusiasmo e interesse pela ciência de modo a que as crianças se sintam confiantes e competentes para se envolverem com matérias científicas e técnicas
 
Levar as crianças a concluir que há substancias que depois de misturadas na água se dissolvem ou seja misturam-se completamente - o café.  E que há outras que continuam a distinguir-se ou seja, não se misturam.

 E foi mais um dia em cheio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário