«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



domingo, 13 de março de 2016

Dois em um: articulação e cientistas

Ontem foi Dia das Ciências na nossa sala. 
Normalmente é à 5ª  feira,  mas porque os meninos do 1ºB, da Prof Nelly, iam realizar connosco a experiência, adiamos para 6ª feira.
 
     
  
 Será que o ovo flutua?
 Este era o tema da nossa experiência. 
Antes de iniciar quisemos fazer uma brincadeira (que nós já tínhamos feito no ano passado) com os meninos do 1º Ciclo: 
Quem é que é muito forte que consegue partir um ovo com as mãos?
 Todos puseram o dedo no ar. 
Então lá amos ver...
 Não, afinal não
 

 Após esta brincadeira, explicamos o que íamos fazer.
Apresentamos o material necessário e questionamos todos sobre o que iria acontecer

Será que o ovo flutua?
Já tínhamos visto que as cascas das nozes flutuam, e que a colher de sobremesa não.
 Sim alguns meninos pensavam que o ovo ia flutuar, tal como a casca de noz, ...
 mas a maioria pensava que não. 
 
 E fomos ver com os nossos olhinhos:
 
1 - Deitamos um ovo numa taça com agua.
Verificamos: o ovo afundou-se
 

 2 - Depois deitamos 6 colheres de sobremesa de sal.
Mexemos  ate o sal estar todo dissolvido

3- Provar para sentir o seu sabor da água salgada.
     
4 - Introduzir o ovo na agua salgada. 
Verificamos:
Sim, o ovo desta vez flutuou!

Lemos a explicação que consta no livro
 E ainda observamos as diversas partes constituintes do ovo.

  O que pretendemos ao realizar esta experiência:
  • Promover a curiosidade e a vontade de saber mais 
  • Fomentar o trabalho colaborativo
  • Aprofundar os conhecimentos (flutuação e dissolução)
  • Estimular o entusiasmo e interesse pela ciência de modo a que as crianças se sintam confiantes e competentes para se envolverem com matérias científicas
  • Fomentar o espírito cientifico: prever, experimentar, concluir
Ao convidar os alunos do 1ºano pretendemos também promover a articulação entre ciclos.

Durante a tarde...
Fizemos o registo do que experimentamos durante a manhã, porque nos ajuda a a organizar e sistematizar ideias e conceitos:
Na 1ª coluna - registar o material usado, 
Na 2ª - registar o procedimento, 
Na 3ª - registar a conclusão da experiência.
 
Aqui ficam alguns exemplos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário