Ontem foi Dia das Ciências na nossa sala.
Normalmente é à 5ª feira, mas porque os meninos do 1ºB, da Prof Nelly, iam realizar connosco a experiência, adiamos para 6ª feira.
Será que o ovo flutua?
Este era o tema da nossa experiência.
Antes de iniciar quisemos fazer uma brincadeira (que nós já tínhamos feito no ano passado) com os meninos do 1º Ciclo:
Quem é que é muito forte que consegue partir um ovo com as mãos?
Todos puseram o dedo no ar.
Então lá amos ver...
Não, afinal não
Após esta brincadeira, explicamos o que íamos fazer.
Apresentamos o material necessário e questionamos todos sobre o que iria acontecer
Será que o ovo flutua?
Já tínhamos visto que as cascas das nozes flutuam, e que a colher de sobremesa não.
Sim alguns meninos pensavam que o ovo ia flutuar, tal como a casca de noz, ...
mas a maioria pensava que não.
E fomos ver com os nossos olhinhos:
1 - Deitamos um ovo numa taça com agua.
Verificamos: o ovo afundou-se
2 - Depois deitamos 6 colheres de sobremesa de sal.
Mexemos ate o sal estar todo dissolvido
3- Provar para sentir o seu sabor da água salgada.
4 - Introduzir o ovo na agua salgada.
Verificamos:
Sim, o ovo desta vez flutuou!
Lemos a explicação que consta no livro
E ainda observamos as diversas partes constituintes do ovo.
O que pretendemos ao realizar esta experiência:
- Promover a curiosidade e a vontade de saber mais
- Fomentar o trabalho colaborativo
- Aprofundar os conhecimentos (flutuação e dissolução)
- Estimular o entusiasmo e interesse pela ciência de modo a que as crianças se sintam confiantes e competentes para se envolverem com matérias científicas
- Fomentar o espírito cientifico: prever, experimentar, concluir
Ao convidar os alunos do 1ºano pretendemos também promover a articulação entre ciclos.
Durante a tarde...
Fizemos o registo do que experimentamos durante a manhã, porque nos ajuda a a organizar e sistematizar ideias e conceitos:
Na 1ª coluna - registar o material usado,
Na 2ª - registar o procedimento,
Na 3ª - registar a conclusão da experiência.
Aqui ficam alguns exemplos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário