Ainda a propósito da visita as Árvores do Parque, surgiu a ideia de cada criança fazer um livro sobre Árvores, a exemplo do Livro que fomos fazendo ao longo da visita.
Assim durante a tarde de sexta-feira um grupo de crianças meteu mãos ao trabalho.
Infelizmente a maquina fotográfica ficou sem bateria, portanto não há fotos. Foi mesmo pena pois foi um momento de grande intensidade.
Alguns já tiveram a oportunidade de os levar para casa pois o entusiasmo foi tanto que as crianças pediram para levar e mostrar aos pais.
Não se esqueçam de os trazer de volta!
É que à medida que vamos conhecendo mais árvores vamos aumentando os registos no Livro.
Alguns dos passos:
A capa do livro, com desenho de árvores e com a palavra ÁRVORE
Em cada uma das folhas há a identificação de uma árvore: a folha, a flor, o fruto
e o seu nome comum.
Aqui é um EUCALIPTO
Aqui é um CARVALHO
E porque durante a visita também pudemos observar diversas aves, estivemos a pesquisar nos livros algumas características e hábitos de vida.
Já sabíamos que algumas aves migram ( podem ver aqui), deixando as terras onde o inverno chega e voam à procura de terras onde há verão.
Porém, nem todas as aves partem. As que permanecem tem dificuldade em encontram comida e por vezes morrem de fome.
Pensamos como ajudar e resolver esta situação - construir comedouros.
E metemos mãos à obra.
1º - Descascar amendoins, avelãs e nozes ( ainda tínhamos da semana da alimentação)
Não foi tarefa fácil pois as cascas são muito duras!
2º - Recolhemos os amendoins já descascados e metemo-los num saco de rede. Usamos o saco onde vinham os berlindes !
3º Fizemos uma paparoca onde misturamos sementes, amendoins, avelãs e nozes triturados, amassados em banha de porco que usamos para cobrir uma pinha.
A paparoca entranha-se nas reentrâncias da pinha facilitando a vida aos pardais que podem apoiar-se na pinha enquanto debicam e comem.
4º Depois foi só pendurar numa das árvore do recreio.
Escolhemos uma que fica bem visível das janelas da sala.
Muito cuidado professora, para não caíres!
Agora... resta-nos aguardar e ir observando. Estamos ansiosos por ver...
FUNDAMENTANDO:
Que aprendizagens se promovem com estas atividades:
Formação Pessoal e Social:
Trabalhar em colaboração com os outros: partilha, coopera, aguarda
Organizar-se para a organização da tarefa ( material necessário, etapas de realização,..)
Reconhecer o respeito por todas as formas de vida
Conhecimento do mundo
Desenvolver o gosto e a vontade de saber
Fomentar a curiosidade, o espírito de observação e a atenção
Promover conhecimentos sobre o mundo nomeadamente sobre os seres vivos e os seus ciclos de crescimento.
Linguagem e escrita
Desenvolver o gosto pelo uso dos livros como instrumento de pesquisa e de saber
Compreender as funções da linguagem escrita enquanto forma de comunicação
Estabelecer ligação entre sons e letras
Desenvolver a motricidade fina
Matemática
Representação simbólica da realidade observada,
passando de uma dimensão tridimensional para bidimensional.