Depois do acolhimento e das conversas sobre as novidades que as crianças trazem (e são sempre muitas!) iniciamos o dia como sempre fazemos, com a identificação do dia:
Hoje que dia da semana é? ...2ª feira,
E ontem que dia foi? ... domingo!
E amanhã? ... é 3ª feira.
De seguida atualizamos o Quadro da Data, seguindo a mesma metodologia, ou seja, relacionando com o dia de ontem.
Porque à 2ª feira é mais complicado há sempre uma ajudinha da professora... ora vamos lá a pensar. Na sexta foi dia ...6, sábado dia ... 7, domingo dia.... 8 e hoje é? dia 9. Boa!
Segue-se a marcação das presenças.
De forma a não criar uma rotina desagradável e desinteressante, variamos de estratégias:
Nuns dias, as crianças tem que ler o seu nome nos diversos cartões que vão sendo mostrados aliatóriamente.
Noutros, tem que identificar o nome através da letra inicial ( Ex: Agora é a vez de uma menina e o nome começa por I... Isabel! Boa)
Noutros ainda, em vez de identificar o nome no cartão, são chamados pelo apelido.
O que é certo é que todas as crianças reconhecem o seu nome escrito e o dos outros, todas sabem o seu nome completo e muitas estabelecem a relação do som inicial dos nomes com as letras.
O proximo passo será aprender a data de nascimento de cada um e posteriormente a morada completa.
A brincar estamos mesmo a aprender!
Depois da escolha do ajudante, este tem que contar as meninas e registar, contar os meninos e registar; juntar tudo e registar.
Algumas crianças já fazem mentalmente a operação, ate porque as meninas são sempre muito poucas...hoje eram 3 :(
Nenhum comentário:
Postar um comentário