«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A brincar começamos o dia com muitas aprendizagens

 Depois do acolhimento e das conversas sobre as novidades que as crianças trazem (e são sempre muitas!) iniciamos o dia como sempre fazemos, com a identificação do dia:
 Hoje que dia da semana é? ...2ª feira,  
E ontem que dia foi? ... domingo! 
E amanhã? ... é 3ª feira. 

De seguida atualizamos o Quadro da Data, seguindo a mesma metodologia, ou seja, relacionando com o dia de ontem. 
Porque à 2ª feira é mais complicado há sempre uma ajudinha da professora... ora vamos lá a pensar. Na sexta foi dia ...6, sábado dia ... 7, domingo dia.... 8 e hoje é? dia 9. Boa!

Segue-se a marcação das presenças. 
De forma a não criar uma rotina desagradável e desinteressante, variamos de estratégias:
 Nuns dias, as crianças tem que ler o seu nome nos diversos cartões que vão sendo mostrados aliatóriamente.  
Noutros, tem que identificar o nome através da letra inicial  ( Ex: Agora é a vez de uma menina e o nome começa por I... Isabel! Boa)
  Noutros ainda, em vez de identificar o nome no cartão, são chamados pelo apelido.

 O que é certo é que todas as crianças reconhecem o seu nome escrito e o dos outros, todas sabem o seu nome completo e muitas estabelecem a relação do som inicial dos nomes com as letras.  

 O proximo passo será aprender a data de nascimento de cada um e posteriormente a morada completa.
 A brincar estamos mesmo a aprender!

  Depois da escolha do ajudante, este tem que contar as meninas e registar, contar os meninos e registar; juntar tudo e registar. 
Algumas crianças já fazem mentalmente a operação, ate porque as meninas são sempre muito poucas...hoje eram 3 :(


Nenhum comentário:

Postar um comentário