Esta foi a atividade proposta pelo adulto e que realizamos ontem, durante a manhã
Esta atividade, que parece muito simples para as crianças mais velhas, apresenta-se com alguma complexidade para as crianças mais novinhas.
O que pretendemos com esta proposta:
- Introduzir desde cedo uma linguagem matemática, diversificando as situações e o uso para que se tornem familiares - Noção de conjuntos, elementos; conjunto vazio, pertença, não pertença.
- Desenvolver o conceito de classificação (segundo uma propriedade ou atributo), encontrar semelhanças e diferenças, estabelecer relações.
- Proporcionar situações várias de classificação e seriação, conceitos fundamentais para a construção da noção de numero.
Por outro lado, a realização de um trabalho em grande grupo, representa para todos uma oportunidades educativa:
Os mais velhos tem a possibilidade de:
- Sistematizar conhecimentos já adquiridos,
- Confrontar com as diferentes hipóteses,
- Procurar as respostas adequadas,
- Desenvolver competências de interajuda, cuidado e atenção aos outros.
Os mais novinhos adquirem novos conceitos, progridem na reflexão e confrontação de opiniões, vão construindo os seus próprios conhecimentos.
«Uma das funções do Jardim de Infancia é criar ambientes de aprendizagem ricos, em que as crianças se possam desenvolver como seres de múlptiplas facetas, construindo percepções e bases onde alicerçar aprendizagens»
in «Sentido do número e organização de dados», ME -DGIDC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário