«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



sábado, 15 de novembro de 2014

Outono, castanhas e matemática

Esta foi a atividade proposta pelo adulto e que realizamos ontem, durante a manhã








Esta atividade, que parece muito simples para as crianças mais velhas, apresenta-se com alguma complexidade para as crianças mais novinhas.

O que pretendemos com esta proposta:
  •  Introduzir desde cedo uma linguagem matemática, diversificando as situações e o uso para que se tornem familiares - Noção de conjuntos, elementos; conjunto vazio, pertença, não pertença.
  • Desenvolver o conceito de classificação (segundo uma propriedade ou atributo), encontrar semelhanças e diferenças, estabelecer relações.
  • Proporcionar situações várias de classificação e seriação, conceitos fundamentais para a construção da noção de numero.

Por outro lado, a realização de um trabalho em grande grupo, representa para todos uma oportunidades educativa:

Os mais velhos tem a possibilidade de:
- Sistematizar conhecimentos já adquiridos,
- Confrontar com as diferentes hipóteses,
- Procurar as respostas adequadas,
- Desenvolver competências de interajuda, cuidado e atenção aos outros.

Os mais novinhos adquirem novos conceitos, progridem na reflexão e confrontação de opiniões, vão construindo os seus próprios conhecimentos.



«Uma das funções do Jardim de Infancia é criar ambientes de aprendizagem ricos, em que as crianças se possam desenvolver como seres de múlptiplas facetas, construindo percepções e bases onde alicerçar aprendizagens»
 in «Sentido do número e organização de dados», ME -DGIDC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário