«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Avaliação do ambiente educativo

 Avaliar serve para refletir, reformular e reestruturar...Melhorar!

Escutar a opinião das crianças sobre a organização da sala, sobre o material disponivel, sobre as oportunidades que cada área oferece, é um meio de percebermos se a oferta educativa responde aos interesses e necessidades das crianças, e se estes constituem uma verdadeira oportunidade de desenvolvimento para todas as crianças. 

E foi o que estivemos a fazer ontem, durante a tarde. 
Como? É facil, querem ver??
As diferentes áreas da nossa sala (casinha, pintura, jogos matemáticos,  construções, ...) estão todas identificados com uma imagem.
 Durante a tarde foi distribuido às crianças (em grupos de 3) um inquérito onde cada uma individualmente pode dizer se gosta ou não das diferentes areas da sala.
 Como?!
Colorindo de verde uma carinha sorridente, se gostam muito...
 De amarelo, uma carinha séria se só gostam mais ou menos...
 De vermelho uma carinha triste se não gostam nada. 
 
 Claro que este exercício é dificil mas com a prática  vamos não só familiarizando as crianças com o código assim como vamos melhorando a autenticidade das conclusões.
                                                                           






Nenhum comentário:

Postar um comentário