«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

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domingo, 29 de janeiro de 2012

Fundamentando

No JI as atividades desenvolvem-se tendo como base situações que surgem (ou se criam), do dia-a-dia e de acordo os interesses e paixões das crianças.
O Curriculo integrado promove aprendizagens sem esquecer as diferenças individuais das crianças e os seus ritmos de aprendizagem.

 «Este contexto diferenciado em que ocorre a aprendizagem torna-se único em todo o percurso escolar, por permitir gerir as aprendizagens progressivas adequadas aos perfis das crianças.»*

 A Area de Conhecimento do Mundo è uma area de grande interesse para as crianças por partir do que observam e de situações muito reais.
É uma area transversal que proporciona aprendizagens e a abordagem diferentes temáticas: biologia, geologia, ciencias experimentais, geografia, etc.

Enraízada na curiosiodade natural e no desejo de saber cada vez mais, as crianças adquirem novos conhecimentos desenvolvem competencias, levantam questões, formulam hipoteses, sustentam essas hipoteses em raciocinios logicos e em observações.

«Abordar as ciencias fisicas com crianças dos tres aos seis anos exige processos de ensino e aprendizagem, ambientes e contextos adequados ao nivel de desenvolvimento das crianças.»

Ao educador compete planificar e proporcionar situações facilitadoras, fomentar o questionamento, promover o interesse e a curiosidade, proporcionar meios de investigação e de resposta.

Cabe-lhe apenas orientar e dar liberdade das crianças se deixarem intrigar e maravilhar pela descoberta “Orienta o percurso planificado por si, procurando não perder de vista o fim projetado, mas mostrando-se atento e com a flexibilidade necessária para se ajustar e auto reorganizar perante as intervenções e comportamentos observados nas crianças”.

Em suma:
 A educação para a Ciência…
•    Estimula o pensamento crítico e a necessidade de pesquisa
•    Fomenta a curiosidade e a vontade de saber mais, fator fundamental para a aprendizagem e crescimento pessoal
•    Abre novos horizontes na aprendizagem científica futura; promove conhecimentos nas áreas da Biologia, Geografia, Química e Física.
•    Democratiza o conceito de ciência, tornando-o acessível a todos.
•    Sublinha a importância na vida quotidiana
•    Desenvolve a capacidade de partilha e de colaboração.

* in, «A criança e o conhecimento do mundo: atividades laboratoriais em ciencias físicas», de Ana Maria Peixoto, 2008

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