«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

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sábado, 28 de janeiro de 2012

A abordagem à escrita em contextos de Educação de Infancia

Estudos realizados recentemente revelam que «a confrontação tardia da criança com a linguagem escrita é tida como a principal responsavel pelo insucesso na aprendizagem e no desenvolvimento das competencias linguísticas»*.
Nesta linha de pensamento é demasiado tarde que a criança contacte pela primeira vez com a palavra escrita aos 6 anos, aquando da entrada para a escolaridade obrigatória.

 O papel do educador é sem duvida aproveitar situações do dia-a-dia para, atraves de atividades ludicas, ajudar a criança a tomar consciencia da funcionalidade desta linguagem, do seu uso e  utilidade. Desta forma a criança vai descobrindo as razões pelas quais deve aprender a ler e a escrever.

Porque os meninos da nossa sala são ainda muito pequeninos, estas atividades são muito embrionárias. Contudo, este facto não impede a familiarização precoce com o codigo escrito;
Assim, na nossa sala todas as areas estão etiquetadas, todas as crianças possuem um cartão com o nome e as criançaas assistem ao educador a escrever o que as crianças referem e convida-las  a usar os desenhos e as tentaivas de escrita como  forma de registar as ideias ou acontecimentos.

* in «A abordagem à escrita na educação pré-escolar-que realidade?» de Mª Helena Horta, 2007


Eis alguns exemplos:


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