«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Leitura e escrita, ciências e cavalos-marinhos

Desde cedo as crianças devem contactar com a leitura e a escrita.
« Não se trata de uma introdução formal e clássica, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita através do contacto e uso da leitura e da escrita, em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança» 

In, «Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar», DGE, Abril de 2016

Ainda a propósito de peixes e animais marinhos, realizamos um jogo:
 O objetivo era identificar a palavra  que estava escrita nos cartões.  Para isso, tinham que encontrar um outro cartão com a palavra e a respectiva imagem.

 Não foi fácil pois exigia muita atenção,  mas foi divertido e desafiante. 


Numa 2ª fase, cada um passou à concretização da atividade realizada   mas desta vez individualmente.



 A partir deste mês,  de quinze em quinze dias, vamos ter um dia dedicado ás Ciências.
Hoje fizemos esta experiência, que partiu desta situação:
  • A água do mar é doce ou salgada?
  •  O que terá ela para ficar salgada?
  •  Será que o sal se mistura na água? 
  • Todas as substancias se dissolvem?
  • Só algumas?
 Fomos verificar...
Começamos por reunir o material necessário: 
  • 5 frascos de vidro
  • Açúcar
  •  Sal,
  •   Café solúvel
  • Azeite
  • Areia.

Começamos por conversar em grupo e explorar as ideais que tínhamos sobre este assunto, e
de seguida, cada criança registou numa grelha  as suas ideias prévias;
o que cada uma pensava que ia a acontecer, com as 5 substancias.




Seguidamente fomos experimentar para confirmar...(ou não!) Assim...
Em cada um dos frasco juntou-se água e:
o açúcar
 o sal
 o café
 o azeite 
e a areia.

Observamos todos os resultados.  



Algumas crianças,  conseguiram prever com exactidão o que iria acontecer.

No final, preenchemos a grelha onde registamos as conclusões observadas


Também pintamos muito.
 (chegaram ontem as tintas tão desejadas)

E decoramos cavalos- marinhos


Foi um dia muito preenchido, tal como quase todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário