«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



segunda-feira, 27 de abril de 2015

Hoje foi assim...

Em Educação de Infância as aprendizagens realizam-se de forma contextualizada quer dizer que partem sempre de situações provocadas ou surgidas.
 A simulação de saída de emergência que realizamos na 6ª feira não pode deixar de ser objeto de reflexão e portanto, ser motivo de novas aprendizagens. 
Porque a questão da segurança é muito importante!

 Hoje, em conjunto, refletimos sobre os procedimentos que foram adoptados, revimos as atitudes, conversamos sobre a sinalética:
  
Assim  aprendemos que: 
  • 112 é o numero para onde se liga sempre que há uma emergência
     e só nesses casos!
  • Que numa evacuação devemos sempre seguir estas setas que nos levam para o...

 ... Ponto de Encontro
 
  •  Que as plantas de emergência nos indicam a saída
 
  • E ainda...


Fizemos outros percursos de saída para a eventualidade da emergência surgir noutra situação que não a de sala de aula.
 Vimos como sair se estivermos no wc, 
na biblioteca, 
na entrada da escola, 
no refeitório
ou na sala das AAAF's.

No final visualizamos este filme...



Aproposito disto ainda falamos de sismos,  tremores de terra e vulcões!

E, claro, ainda continuamos a preparar o grande dia que se aproxima!
 Mas em relação a isso, não podemos desvendar segredos.

Entretanto...
 O peixinho que a Fabiana deu tem agora uma casa maior, mais adequda ao seu tamanho e as sementes já estão a  germinar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário