«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



segunda-feira, 13 de abril de 2015

O Nabo gigante

 Ouvimos mais esta história.
 «Há muito muito tempo atrás, havia um velhinho e uma velhinha que viviam juntos numa casinha velha e torta, que tinha um grande jardim cobertos de plantas.
O velhinho e a velhinha tinham...
 seis canários amarelos,
 cinco gansos brancos
 quatro galinhas sarapintadas
três gatos pretos
 dois porcos barrigudos, 
e uma grande vaca castanha. 
Numa bela manhã de março..

   Vai -nos abrir portas para a realização de diversas tarefas e atividades, para se falar de sementeiras e colheitas e para realizarmos diversas experiências.

 Por hoje fizemos o registo em modo de Mapa da história
 mas apenas para as crianças de 5 anos.










Também realizamos um jogo de consciência fonológica ( mas não temos fotos): descobrir quantas palmas ( silabas) cabem em cada palavra relacionada com a história. 
velhinho - 3
velhinha - 3
 vaca - 2
 porco - 2
canarios - 4
ganso - 2
 etc.

 (Usamos este quadro....)

3 comentários:

  1. Ola!
    O uso deste quadro é muito fácil.
    As crianças tinham que identificar o numero de silabas e colocar tantas bolinhas quanto o numero de silabas.
    No lado esquerdo do quadro deviam colocar a imagem e no lado direito as bolinhas. É simples e muito eficaz.
    Espero ter sido clara..

    Abraço!

    ResponderExcluir