«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O (s) nosso (s) dia (s)

Desde que efetuamos a visita ao aeroporto temos vindo a desenvolver diversas atividades relacionadas com a visita:
Ontem foi tempo de reviver o que vivemos na visita ao aeroporto.
  Conversamos sobre aviões e aeroportos, como funcionam.
 Observamos imagens e pesquisamos em livros
 
  Realizamos o inquerito junto das crianças para sabermos se gostaram ou não da visita.

Porque em Educação de Infância as aprendizagens constroiem-se partindo de situações que surgem no dia -a-dia ou que são criadas (como foi o caso desta visita de estudo),  aproveitamos para, de forma articulada, promover diversas aprendizagens. 
Desta vez as areas com maior enfoque foram: 
  • Conhecimento do Mundo
  • Linguagem oral
  • Emergência da leitura e escrita
  • Matemática.
 Ora vejam:

 Com o dados recolhidos dos inqueritos construimos um gráfico de dados (histograma): 
Contamos o número de meninos que gosatram muito, os que gostaram mais ou menos e os que não gostaram nada.

 O que pretendemos: 
  •  Favorecer a construção do conceito de numero, 
  •  Promover a organização (e leitura) de dados



Realizamos um trabalho de contagem e formação de conjuntos:





Fizemos o habitual registo da visita.

 O que pretendemos: 
  • Promover a organização de ideias,
  •  Desenvolver a atenção e a concentração, 
  •  Desenvolver a motricidade fina

 Atividade de iniciação à escrita e à leitura

Identificamos e sinalizamos a palavra AVIÃO,



Durante a tarde de hoje, trabalhamos a consciência fonológica através da identificação do número de sílabas de algumas palavras (dos cartões que retiramos do BAU DAS PALAVRAS) e de palavras relacionadas com a temática: 

AVIÃO
AEROPORTO 
PISTA
 Depois fizemos este trabalho...




Durante a manhã  fizemos muita Ginástica...mesmo!
Mas nao temos fotografias :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário