«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Uma caixa cheia de emoções

 «A aprendizagem mais importante efetuada ao nível da Educação de Infância diz respeito á aspiração, ao empenho nas tarefas, ás aptidões sociais e aos sentimentos de eficácia.( Sylvia, 1994)»

«As predisposições e os sentimentos das crianças encontram-se no centro da sua capacidade para ter sucesso na aprendizagem. O desenvolvimento pessoal e  social é central para a plena realização das crianças enquanto pessoas e para a sua capacidade de serem alunos bem sucedidos»

in, Manual de Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância


 Assim, a forma como as crianças se veem, como reagem e sentem, as interações que estabelecem com os outros, a forma como gerem os sentimentos e as frustrações, são aspectos fundamentais e determinantes na construção do seu eu, que está ainda em formação.

Como andamos em maré de falar sobre as nossas emoções e os nossos sentimentos, nada melhor do que usar este  material didático - Uma caixa cheia de emoções.

 
 Este material tem-nos ajudado muito a refletir sobre o que sentimos, em diversas situações, bem como a identificar qual o sentimento que prevalece nessas situações..

 E vamos continuar ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário