«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Será que as emoções têm cores?

O monstro das cores diz que sim!
«As emoções explicadas às crianças através das cores.
A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.»

 Foi através da exploração deste livro, hoje na Biblioteca da Escola, que iniciamos um trabalho que desenvolveremos durante este mês - identificar algumas emoções, as situações em que acontecem, encontrar as emoções boas e as más e trabalhar a forma de controlar as que nos são prejudiciais.

Recorremos à Caixa das Emoções para nos ajudar a identificar como surgem e em que situação.



Porque...
 ... Identificar as emoções ajuda a vive-las e expressa-las adequadamente
... Muitas emoções permanecem enclausuradas, não são faladas o que pode promover dificuldades emocionais e relacionais futuras.
... A identificação precoce destas dificuldades é meio caminho andado para as solucionar..

Como...
 ...Através de jogos e da exploração de livros e histórias, um meio eficaz para ajudar as crianças a ultrapassar algumas dificuldades

Nenhum comentário:

Postar um comentário