«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Almofadas, pericias e esquema corporal

É nesta fase do desenvolvimento que as crianças tomam consciência da diferenciação corporal e constroem o seu esquema corporal
 Negligenciar esta área é comprometer aprendizagens fundamentais: 
a orientação espacial, 
a consciência do seu corpo,
a coordenação motora, 
a destreza, 
a agilidade, 
o equilíbrio, 
 dificultando futuras aprendizagens e desempenhos.






  Temos insistido nestas aprendizagens, recorrendo a diversas estratégias, de modo a motivar as crianças para aprendizagens fundamentais. 
Hoje usamos estas almofadas e com elas, exploramos as diferentes partes do corpo, trabalhamos o equilíbrio, a tomada de consciência do corpo em relação aos objetos (neste caso em relação ás almofadas) e ainda a lateralidade (e por isso usamos uma fita que todos nós temos agora, na mão direita.)

 Dançamos esta musica ( também para desenvolver o sentido rítmico)


No final, fizemos um período de relaxamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário