Começamos a semana com esta história...
«A formiga e a neve»
E observamos imagens
E construímos um painel sobre o Inverno.
(A professora fez o gorro e as luvas com lã e agulhas para aprendermos como se faz tricot).
Atividades de Ciências experimentais
Realizamos diversas experiências:
- Como se faz gelo?
- O que o frio faz à água?
- Quais os estados físicos da água?
Colocamos uma taça com água dentro do congelador.
Hoje fomos ver o que aconteceu
Depois de todos terem sentido o gelo nas mãozinhas ( é mesmo frio!!!), deixamos o cubo de gelo ao ar para ver o que acontecia.
Como era de esperar o gelo derreteu e no fundo da taça ficou água.
Ainda observamos a água a ferver e o vapor de água a sair da cafeteira eléctrica.
Concluímos que a água se pode apresentar nos três estados:
liquido, sólido e gasoso.
E ainda experimentamos qual o material onde o gelo se mantém mais tempo.
Foi assim...
Embrulhamos bolinhas de gelo em:
papel de alumínio,
num saco de plástico
em papel higiénico
num paninho de lã
Levantamos hipóteses, registamos as nossas ideias.
Observamos os resultados e registamos as conclusões
«Estudos realizados evidenciam que crianças pequenas são capazes de compreender alguns conceitos cientificos, de estabelecer relações entre aquilo que pensam e os factos que observam e de identificar qual o modo mais adequado para testar uma dada hipootese»
in, «Despertar para as ciências»
E ainda...
in, «Despertar para as ciências»
E ainda...
Modelamos em pasta feita com farinha as personagens da história «Pedro e o Lobo»
(Agora temos que aguardar que a massa seque para que possam ser pintadas)
E ainda atividades de organização de ideias e sequências lógicas
Há muitas outras atividades que ficam por documentar pois a vida de um grupo de JI é feita muitas e muitas aprendizagens.
Estamos novamente em velocidade de cruzeiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário