«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ESTA SEMANA...

Começamos a semana com esta história...
«A formiga e a neve»
 E observamos imagens

E construímos um painel sobre o Inverno.
 (A professora fez o gorro e as luvas com lã e agulhas para aprendermos como se faz tricot).


Atividades de Ciências experimentais

Realizamos diversas experiências:
  • Como se faz gelo?
  •  O que o frio faz à água?
  • Quais os estados físicos da água?
 Colocamos uma taça com água dentro do congelador. 
Hoje fomos ver o que aconteceu
   Depois de todos terem sentido o gelo nas mãozinhas ( é mesmo frio!!!), deixamos o cubo de gelo ao ar para ver o que acontecia. 
Como era de esperar o gelo derreteu e no fundo da taça ficou água.
 Ainda observamos a água a ferver e o vapor de água a sair da cafeteira eléctrica.

 Concluímos que a água se pode apresentar nos três estados:
 liquido, sólido e gasoso. 

 E ainda experimentamos qual o material onde o gelo se mantém mais tempo. 

Foi assim...
 Embrulhamos bolinhas de gelo em:
 papel de alumínio, 
 num saco de plástico
 em papel higiénico
 num paninho de lã

Levantamos hipóteses, registamos as nossas ideias.

 Observamos os resultados e registamos as conclusões
 «Estudos realizados evidenciam que crianças pequenas são capazes de compreender alguns conceitos cientificos, de estabelecer relações entre aquilo que pensam e os factos que observam e de identificar qual o modo mais adequado para testar uma dada hipootese»
in, «Despertar para as ciências»


E ainda...
Modelamos em pasta feita com farinha as personagens da história «Pedro e o Lobo»
(Agora temos que aguardar que a massa seque para que possam ser pintadas)

 E ainda atividades  de organização de ideias e sequências lógicas


Há muitas outras atividades que ficam por documentar pois a vida de um grupo de JI é feita muitas e muitas aprendizagens.

Estamos novamente em velocidade de cruzeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário