Este instrumento, que está a ser introduzido aos poucos (começamos pelos meninos mais velhos e agora já há muitos interessados) pretende ajudar cada criança a organizar o seu dia e o tempo necessário para a realização das tarefas e ao mesmo tempo levar a uma autoavaliação.
Promove-se assim a autonomia e a auto-organização.
Procedimentos:
Todas as manhãs, depois da marcação das Presenças com a orientação do ajudante que é escolhido diariamente, algumas das crianças estabelecem o Plano do Dia, ou seja, escolhem as diversas atividades que querem realizar ao longo desse dia. Vão em simultaneo preenchendo o Quadro das atividades, pratica já implementada desde o ano anterior e extensivo a todos.
No final do dia, na hora da avaliação, cada criança compara o que planificou e o que realmente conseguiu fazer.
«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal
Gabriela Portugal
Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB
______________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário