«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



domingo, 11 de outubro de 2015

Ser e saber estar

 «O processo de desenvolvimento pessoal e social das crianças é, essencialmente interativo, envolvendo relações e interações com outras pessoas. As dimensões moral e espiritual das vidas das crianças estão estritamente relacionadas com a natureza interativa do desenvolvimento pessoal e social. Num clima moral e espiritualmente incerto, é especialmente relevante, para os educdores de infância prestar atenção a esta área do desenvolvimento infantil.»

Rosemary  Roberts in «Pensando em mim mesmo e nos outros: Desenvolvimento Pessoal e Social»-  Manual de Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância

A Área de Formação Pessoal e Social é uma área crucial para a formação do individuo, é  transversal ao currículo e é, portanto, trabalhada ao longo de todo o ano. Porém, ultimamente sentimos necessidade de refletir e até de reforçar alguns valores importante para promover o crescimento equilibrado das crianças enquanto indivíduos e como cidadãos.

Para isso temos explorado varias histórias que abordam a temática da amizade e nos fazem refletir, em conjunto, sobre os comportamentos certos e os errados na escola e na sala, sobre as amizades e a qualidade das interações.
-Também construído um cartaz onde podemos observar e relembrar as regras básicas da sala.


  E porque para se saber estar, para estabelecer interações positivas com os outros necessitamos de tomar consciência de nós próprios, de saber quem somos, temos implementado algumas praticas tais como:
- saber o nosso nome completo,
- saber a data de nascimento, 
- conhecer o nome dos pais, 
- e (posteriormente) saber a morada.

 Cada criança desenhou-se a si própria...







    Também para conhecer a nossa origem construímos a árvore genealógica de cada criança, 





 E cada criança fez a sua casa














 Durante a próxima semana vamos continuar a falar deste assunto e ainda sobre alimentação saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário