«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Histórias à Lupa, um projeto de descobertas e muitas aprendizagens

«Quanto mais amplas são as possibilidades que oferecemos às
crianças, tanto mais intensas serão as suas motivações e mais
ricas serão as suas experiências… Todas as pessoas acabarão
por descobrir as forças e capacidades surpreendentes e
extraordinárias das crianças relacionadas com a sua
inesgotável capacidade de expressão… As crianças são
capazes de autonomamente construir o significado das suas
experiências – o papel do adulto sendo o de activar as
competências das crianças para construírem significados…
»
 (Malaguzzi, in Edwards, Gandini e Forman, 1999:12)

in "Trabalho por Projetos na Educação de Infancia - Mapear Aprendizagens; Integrar Metodologias" - DGIDC - Set 2011.



Hoje estivemos a investigar muitas coisas nos livros que a Veronica nos emprestou (e não só...na nossa biblioteca da sala também temos muitas Enciclopédias)
Depois quisemos saber onde vivem os animais que entram na história «A QUE SABE A LUA?» de Michael Grejniec.
Fomos pesquisar no Globo, no mapa -mundo e na Internet.
Aprendemos:
- que muitos dos animais da nossa história - o leão; o elefante; a zebra e a girafa - vivem no Continente Africano  ou seja em África. 
- que os mares se chamam Oceanos 
 - descobrimos onde fica a Tunisia, o país onde trabalha o pai da Sofia 
e a França onde trabalha a Mafalda, a filha mais velha da professora.
- aprendemos que cada país tem uma bandeira e que a nossa é verde e vermelha.
 Descobrindo onde se situa o Continente Africano

Também pesquisamos nos livros e com a ajuda da Ilda e da Ana descobrimos:
 - que quase todos os animais da história são mamiferos, que nascem da barriga das mães e que mamam enquanto são bebés.
A tartaruga não é um mamifero pois os seus filhotes nascem de ovos que esconde na terra ou na areia.



Vimos um  filme (que está publicado aqui no blogue) sobre a vida na nossa terra e 
ainda aprendemos que o camaleão muda de cor consoante a cor dos objetos que lhe estão proximos

Não acreditam??? então vejam este filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário