«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



terça-feira, 17 de abril de 2012

Os "bocadinhos" das palavras

Trabalhar as competencias pré-leitoras passa pela tarefa de segmentação das palavras ou seja descobrir em cada palavras os bocadinhos que a compõe - as silabas.
Habitualmente fazemos esta atividade batendo palmas à medida que vamos pronunciando as palavras.

Partindo de «O Nabo Gigante» estivemos a decompor os nomes das personagens da história nesses mesmos bocadinhos e a conta-los:
  • ve-lhi-nho / ve-lhi-nha  - 3 palmas
  • ca-sa - 2 palmas
  • va-ca - 2 palmas
  • na bo - 2 palmas
  • ce-nou-ras - 3 palmas
  • er-vi-lhas - 3 palmas
  • por-cos - 2 palmas
  • ga-li-nhas - 3 palmas
  • ga-to - 2 palmas
  • etc 
 Para uma maior sistematização e apropriação do processo de segmentação usamos este Quadro construído para esse mesmo efeito.
 QUADRO DAS SILABAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário