«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



terça-feira, 15 de novembro de 2016

«As árvores da minha escola», um projeto em desenvolvimento

As aprendizagens em Educação pré-escolar desenvolvem-se de forma articulada, contextualizada, baseando-se em situações surgidas no dia-a-dia tão rico em oportunidades de aprendizagem. 

 Ao educador compete estar atento aos interesses das crianças através da observação constante e permanente, e partindo destes planear/ propor atividades que alarguem as suas aprendizagens.

«Deste modo, a curiosidade e desejo de aprender da criança vão dando lugar a processos intencionais de exploração e compreensão da realidade, em que várias atividades se interligam com uma finalidade comum, através de projetos de aprendizagem progressivamente mais complexos. Estes, ao integrarem diferentes áreas de desenvolvimento e de aprendizagem e ao mobilizarem diversas formas de saber, promovem a construção de alicerces para uma aprendizagem ao longo da vida.»
 Ainda a propósito do Magusto e articulando com a sessão desenvolvida no Parque da Cidade, iniciamos um projeto a que demos o nome de 
«As Árvores da minha escola»

 Iniciamos este projeto ontem, com a leitura da história e a observação e recolha do material ( folhas, casca, frutos, ...)
  O tempo tem ajudado e hoje, depois da hora do recreio, estivemos a observar e a registar o que observamos. 

Como é o Sr. Carvalho que vive no recreio da nossa escola?
 
- Tem um tronco largo, coberto por uma casca rugosa.
-  Do cimo do tronco nascem ramos, uns mais grossos, outros mais finos, de onde nascem folhas. 
- As folhas são de cores diferentes, entre o castanho, amarelo e verde.
- Sabemos que o Carvalho dá bolotas apesar de já não as termos encontrado.
- Este carvalho já tem alguma idade, já é um senhor Carvalho.




  Depois na sala ....

 Cada criança registou as aprendizagens feitas














O que aprendemos com este projeto?
Quais as áreas de conteúdo envolvidas no desenvolvimento deste projeto?
    
Área de Formação Pessoal e Social
Aprendemos a cuidar e respeitar as árvores

 Área do Conhecimento do Mundo...
Aprendemos...
Que as árvores tem tronco, ramos e folhas
 Que no Outono as folhas ficam castanhas e vão caindo,
Que o tronco das árvores é coberto por uma casca que pode ser mais ou menos rugosa.
Que o fruto do Carvalho é a Bolota
Que as folhas tem nervuras

 Linguagem oral e abordagem á escrita
 Aprendemos...
Palavras novas: rugoso, tronco, ramos,....
 Que o Carvalho dá bolotas,
 A escrever Carvalho, Outono; Bolota, ...

Matemática
 Desenvolvemos... 
A representação simbolica da realidade
 
 Educação Artística 
Desenvolvemos...
 A motricidade fina
A capacidade de expressão e comunicação
 O sentido estético



 Amanhã iremos descobrir e ficar a conhecer o sr. Castanheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário