As aprendizagens em Educação pré-escolar desenvolvem-se de forma articulada, contextualizada, baseando-se em situações surgidas no dia-a-dia tão rico em oportunidades de aprendizagem.
Ao educador compete estar atento aos interesses das crianças através da observação constante e permanente, e partindo destes planear/ propor atividades que alarguem as suas aprendizagens.
«Deste modo, a curiosidade e desejo de aprender da criança vão dando lugar a processos intencionais de exploração e compreensão da realidade, em que várias atividades se interligam com uma finalidade comum, através de projetos de aprendizagem progressivamente mais complexos. Estes, ao integrarem diferentes áreas de desenvolvimento e de aprendizagem e ao mobilizarem diversas formas de saber, promovem a construção de alicerces para uma aprendizagem ao longo da vida.»
Ainda a propósito do Magusto e articulando com a sessão desenvolvida no Parque da Cidade, iniciamos um projeto a que demos o nome de
«As Árvores da minha escola»
Iniciamos este projeto ontem, com a leitura da história e a observação e recolha do material ( folhas, casca, frutos, ...)
O tempo tem ajudado e hoje, depois da hora do recreio, estivemos a observar e a registar o que observamos.
Como é o Sr. Carvalho que vive no recreio da nossa escola?
- Tem um tronco largo, coberto por uma casca rugosa.
- Do cimo do tronco nascem ramos, uns mais grossos, outros mais finos, de onde nascem folhas.
- Do cimo do tronco nascem ramos, uns mais grossos, outros mais finos, de onde nascem folhas.
- As folhas são de cores diferentes, entre o castanho, amarelo e verde.
- Sabemos que o Carvalho dá bolotas apesar de já não as termos encontrado.
- Este carvalho já tem alguma idade, já é um senhor Carvalho.
Depois na sala ....
Cada criança registou as aprendizagens feitas
O que aprendemos com este projeto?
Quais as áreas de conteúdo envolvidas no desenvolvimento deste projeto?
Área de Formação Pessoal e Social
Aprendemos a cuidar e respeitar as árvores
Área do Conhecimento do Mundo...
Aprendemos...
Que as árvores tem tronco, ramos e folhas
Que no Outono as folhas ficam castanhas e vão caindo,
Que o tronco das árvores é coberto por uma casca que pode ser mais ou menos rugosa.
Que o fruto do Carvalho é a Bolota
Que as folhas tem nervuras
Linguagem oral e abordagem á escrita
Aprendemos...
Palavras novas: rugoso, tronco, ramos,....
Que o Carvalho dá bolotas,
A escrever Carvalho, Outono; Bolota, ...
Matemática
Desenvolvemos...
A representação simbolica da realidade
Educação Artística
Desenvolvemos...
Desenvolvemos...
A motricidade fina
A capacidade de expressão e comunicação
O sentido estético
Amanhã iremos descobrir e ficar a conhecer o sr. Castanheiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário