«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________

ATIVIDADES PARA OS TEMPOS LIVRES

(clica em cima do nome do ficheiro e joga)

JOGOS EDUCATIVOS
BIBLIOTECA DO GIGANTE , SITE DE JOGOS
SITIO DOS MIUDOS
, ATIVIDADES EDUCATIVAS, CAMINHO DAS LETRAS , RISCOS E RABISCOS
APRENDER A RECICLAR , JOGAR COM DADOS
BOB, RUCA, DINOSSAUROS, CARROS
QUADRO MAGNÉTICO, SUDOKU DAS CORES
JOGO DOS DENTES

sábado, 1 de outubro de 2016

Mais um dia, com novidades



 O nosso dia começa sempre da mesma maneira, com o acolhimento seguido das rotinas diárias.
 Porquê?

O ACOLHIMENTO
 O tempo do acolhimento ...
...«é um tempo pensado para o reencontro, a comunicação, o bem estar, a transição. Acolher é criar um espaço-tempo de bem estar relacional e comunicacional que instiga a começar bem o dia, criando espaço para ser acolhido no próprio dizer, respeitado no sentir, estimulado a comunicar»
É um tempo de respeitar ritmos, de acolher ritmos, de criar ritmos;...é um tempo que contagia outros tempos e que abre as portas do emergente, que provoca outros diálogos e outros pontos de partida...»

In «O espaço e o tempo na pedagogia-em-participação - capII»  Júlia Formosinho e Filipa Freire de Andrade

AS ROTINAS
As rotinas diárias constituem momentos pedagógicos ricos

  • QUADRO DA DATA
Que dia é hoje?
Reflete-se em conjunto…
Qual é o dia da semana? 
Qual é o dia do mês? 
Se ontem foi dia…. Então hoje é…! 
E amanhã? 
Que dia será?
Identifica-se a rotina semanal a realizar nesse dia
Atualiza-se o quadro da data
  
  • QUADRO DAS PRESENÇAS
Marcação das presenças  
 As crianças mais velhas, que já estão familiarizadas com estas práticas (foi um caminho longo até chegar aqui) preenchem a tabela de dupla entrada e concluem... 
Quem falta?
Quantos faltam?
Quantos somos? Quantas meninas? Quantos rapazes? E ao todo?
 O responsável do dia conta as crianças presentes, primeiro as meninas, depois os rapazes e finalmente somamos todos. Regista num quadro 

  • QUADRO DO TEMPO
Que tempo está hoje?
Observamos o céu, conversamos sobre que tempo está, identificamos com um cartão que colocamos no quadro semanal.



Hoje introduzimos o quadro das presenças das crianças mais pequeninas. 
Assim...


  O ajudante do dia foi o Afonso G.



Também já retomamos o preenchimento do Quadro do Tempo e registamos o numero de crianças presentes, tarefas do ajudante do dia

Aos pouquinhos vamos retomando as dinâmicas a que estávamos habituados.
 A história do dia foi...


Nenhum comentário:

Postar um comentário