O nosso dia começa sempre da mesma maneira, com
o acolhimento seguido das rotinas diárias.
Porquê?
O ACOLHIMENTO
O tempo do acolhimento ...
...«é um tempo pensado para o reencontro, a
comunicação, o bem estar, a transição. Acolher é criar um espaço-tempo de bem
estar relacional e comunicacional que instiga a começar bem o dia, criando
espaço para ser acolhido no próprio dizer, respeitado no sentir, estimulado a
comunicar»
É um tempo de respeitar ritmos, de acolher ritmos,
de criar ritmos;...é um tempo que contagia outros tempos e que abre as portas
do emergente, que provoca outros diálogos e outros pontos de partida...»
In «O espaço e o tempo na pedagogia-em-participação -
capII» Júlia Formosinho e Filipa Freire de Andrade
AS ROTINAS
As rotinas diárias constituem momentos pedagógicos ricos
- QUADRO DA DATA
Que dia é hoje?
Reflete-se
em conjunto…
Qual é o dia
da semana?
Qual é o dia
do mês?
Se ontem foi
dia…. Então hoje é…!
E
amanhã?
Que dia
será?
Identifica-se
a rotina semanal a realizar nesse dia
Atualiza-se
o quadro da data
- QUADRO DAS PRESENÇAS
Marcação das presenças
As
crianças mais velhas, que já estão familiarizadas com estas práticas (foi um
caminho longo até chegar aqui) preenchem a tabela de dupla entrada e
concluem...
Quem falta?
Quantos faltam?
Quantos somos? Quantas meninas? Quantos rapazes? E ao todo?
O responsável do dia conta
as crianças presentes, primeiro as meninas, depois os rapazes e finalmente
somamos todos. Regista num quadro
- QUADRO DO TEMPO
Que tempo está hoje?
Observamos o
céu, conversamos sobre que tempo está, identificamos com um cartão que colocamos
no quadro semanal.
Hoje introduzimos o quadro das presenças das crianças mais pequeninas.
Assim...
O ajudante do dia foi o Afonso G.
Também já retomamos o preenchimento
do Quadro do Tempo e registamos o numero de crianças presentes, tarefas do ajudante do dia
Aos pouquinhos vamos retomando as dinâmicas a que estávamos habituados.
A história do dia foi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário