«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Gabriela Portugal

Aqui pode encontrar o nosso Portfólio das atividades que desenvolvemos, as razões da sua realização, os progressos das crianças durante a permanência no Jardim de Infância, ate à entrada no 1º CEB

______________________________________________________



quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Esta semana tem sido assim...

Temos feito muitas coisas mas não temos fotografado muito... tem sido esquecimento, como foi hoje na ida ao Continente... a maquina ficou na escola!!!
Mas os nossos dias tem sido assim:

 Na segunda feira...
...na habitual hora do conto na Biblioteca da escola, ouvimos esta história «Já sei voar», que nos levou para voos bem distantes dos voos por onde andavamos.


«Estamos no Outono e o Horácio está a praticar o seu voo. 
"Vruuum! Vejam como eu voo!" gritava o Horácio ao descolar e mergulhar por entre as folhas vermelhas e douradas que dançavam na brisa.
Mas os seus amigos não lhe ligavam nenhuma, pois estavam muito ocupados para ficar a vê-lo praticar: estavam a guardar comida, ou a fazer ninhos confortáveis para se prepararem para o Inverno que já se avizinhava.
Não deveria também o nosso amigo Horácio preparar-se também para o Inverno que estava a chegar…?
Para além de aprenderem o que fazem os animais antes da chegada do Inverno, as crianças irão gostar muito do Horácio, um ganso muito simpático, imaginativo, e um pouco desajeitado… bom, tão desajeitado quanto nós quando aprendíamos a andar.»

 De seguida refletimos em conjunto sobre o conteúdo da história e fizemos o registo.
 Exploramos os hábitos de vida das personagens da historia: 
O GANSO
 O CASTOR
 O ESQUILO
A LEBRE
 O RATO
O que comem? como constroem as suas casas? hibernam? como se protegem do frio? 
 Porque migram as aves?
 Observamos imagens que recolhemos da net.
 Registamos as aprendizagens feitas.
  Visualizamos um filme sobre a migração das aves (que está aqui no blogue e que agradou muito a todas as crianças)

 Na terça feira ...
 ...criamos uma nova rotina semanal: às terças feiras, é a professora que escolhe os jogos/ atividades que vamos realizar.
 Porquê? porque, apesar da insistência da professora em sensibilizar para a necessidade de percorrermos toda a oferta de jogos e propostas, há meninos que  diversificam pouco as atividades. 
 Todos concordaram com esta sugestão pois compreenderam as razões.

E ainda retomamos o hábito de jogar o «Baú das Palavras», que nos obriga a construir frases, a organizar ideias, a diversificar o vocabulário.

Na quarta feira..

....  dia de ginástica, realizamos um jogos de regras -  Esquilinho fora da toca. (Não houve tempo para mais pois demoramos muito tempo a completar as rotinas diárias..)
 Seguidamente alguns meninos terminaram os trabalhos que ficaram por concluir ontem pois tivemos a festa de anos do Igor.
 Durante a tarde, (deixamos o vento desagradável desaparecer...) e fomos ao Continente comprar 
NOZES
AVELÃS
 AMÊNDOAS.
e COCO.

 E, claro, como não podia deixar de ser fizemos uma degustação destes frutos secos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário